16 fevereiro, 2017

Sobre alguém que odeia o verão

Foto: We Heart It
Eu não escondo de ninguém o quanto eu detesto morar no Brasil. Ok, eu tenho amigos aqui, acho um país acolhedor e tudo mais, mas tem diversos pontos negativos que me fazem sentir infeliz, fora que eu não me sinto em casa no Brasil. Não desprezo a sua cultura, pois acho que cada lugar tem seu valor, mas acho que está tudo muito "perdido". Podem me chamar de antipatriota por estar criticando, mas não é isso; eu só não fecho os olhos para as coisas sérias que estão acontecendo e fingo que está tudo bem.

Mas eu não estou aqui para falar da situação política, financeira ou social de ninguém, mas sim para ressaltar um dos motivos que me faz querer imensamente sair daqui: estamos num país tropical.

Desde pequena eu nunca gostei do verão. Sempre preferia usar roupas mais invernais, como meia-calça e botas. Antes eu até ficava feliz porque, com sol, eu podia tomar banhos de piscina, mas nem isso tem me animado mais. Agora, que eu estou com dezessete anos, isso subiu para outro patamar. Em dias muito quentes eu me sinto estressada e sem nenhuma inspiração. A ideia de ter que levantar e fazer alguma coisa só para ficar suada no minuto seguinte me deixa nervosa, e eu acabo me tornando pouco produtiva. 

Criatividade depende de muitos fatores. Algumas pessoas não conseguem trabalhar no barulho, outras sim. No meu caso, eu adoro ouvir música enquanto fotografo ou escrevo. O que eu faço aqui no blog não é um trabalho, é apenas uma forma de eu externar alguns dos meus pensamentos, mas eu gosto de fazer bem feito, ganhando ou não para isso. Eu preciso me sentir criativa para fazer as coisas ficarem boas o suficiente, e isso não se aplica somente a esse cantinho virtual. Só que essa criatividade é inexistente em horários que o sol está a pino.

Isso pode parecer discurso de alguém imaturo e que não quer aceitar que criatividade passou de um privilégio para poucos, para um obrigação para muitos, independente do clima, como é o caso dos criadores de conteúdo para a internet e publicitários. Entenda como quiser. A questão é que eu conheço diversas pessoas (virtual e pessoalmente) que também se sentem assim.

Nessa maldita estação o que eu mais vejo são posts com inspirações de fotos na praia ou piscina, biquínis e maiôs. Não digo que é errado, mas eu me sinto um peixe fora d'água por não me sentir atraída por prais e sol, por não gostar de ter maquinha de biquíni e nem sequer de tomar sol. Inclusive, minha mãe comprou vitamina D para mim, já que eu evito sair de casa em horários de sol e uso protetor solar no rosto, nos ombros e nas pernas toda hora. Ah, e não, eu não sou branca nem possuo alguma característica que torna os rais UV prejudiciais; tenho a pele cor de oliva (que está meio amarelada agora) e olhos castanhos claros. Eu só me sinto péssima exposta ao sol.

Pode soar esquisito para as pessoas do país da praia, do sol e do Carnaval (o Brasil não se resume a isso, no entanto muitos estranham quando digo que não gosto), mas, pra mim, estranho mesmo é alguém sentir prazer em se queimar no sol. Eu nasci no país errado. Isso faz de mim uma antipatriota? Eu queria saber.

56 comentários :

  1. Penso quase a mesma coisa. Sinceramente, quando eu era pequena, eu amava ficar na piscina e na água - continuo amando, pra mim é a única coisa que presta no verão, eu detesto as marquinhas de biquíni e aquele bronzeado laranja Trump, saio de casa para ir a praia com uma embalagem inteira de protetor solar fator 50 no corpo. Nada se compara a um friozinho, a uma tarde inteira em casa <3 parece que as coisas ficam muito melhores - Aqui no RS é ótimo, porque fica tudo congelante, mas no verão as coisas virão um inferno.

    Me identifiquei muito com o teu texto, e adoro cada dia mais o teu blog! <3

    | umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    Vou indicar mais uma música, já ouviu "Outras Frequências" do Engenheiros do Hawaii? Define muito esse pensamento, pelo menos na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrar alguém que pensa de um jeito parecido com o meu <3 seria incrível se eu morasse no RS, porque sei que os invernos aí são uma delícia!

      Oh, e obrigada por mais um indicação! Acabei de ouvir a música e me identifiquei muito com ela. Estou adorando receber seus comentários e suas indicações musicais *-*

      Excluir
    2. ps: se você já é minha amiga no facebook, me manda uma mensagem no meu privado ou pela página do Blog Memorialices, pois quero mostrar a músicas que você me indica lá na fanpage ;) se não tiver nenhum problema pra você, claro!

      Excluir
  2. Eu também gosto de roupas de inverno e aquele clima frio deixa a produtividade mais em alta. O Brasil e marcado mesmo pelas altas temperaturas, mas existem alguns estados / cidades onde as temperaturas são amis frias talvez se acotumasse melhor. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que tem alguns estados do Sul que fazem bastante frio no inverno, mas o que eu queria mesmo era morar num lugar onde o frio fosse predominante!

      Excluir
  3. te entendo 100% em não conseguir fazer nada no verão. Já me irrito só de ver a claridade do sol batendo na janela do quarto, fico irritada de encostar e gente grudenta, me irrito com o odor das pessoas no transporte publico, me irrito porque o preço da cerveja aumenta. Fora que ficar doente no calor é horrivel!! tudo derrete em menos de um minuto, não tem sorvete e água gelada que resolva, o computador fica mais quente e a conta de luz só aumenta, não adianta nada o horario verão. Nunca pensei sobre isso afetar ou não a minha criatividade, em relação as roupas sempre preferi as de verão. gostei muito do texto expondo seu ponto de visto poucas pessoas fazem isso porque a maioria idolatra o calor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, a inspiração, para mim, depende de vários fatores, mas principalmente da temperatura e do barulho! Eu fico feliz de encontrar alguém que pensa de modo parecido com o meu <3 oh, e que bom que gostou do texto.

      Excluir
  4. Quando era mais nova, eu DETESTAVA o sol com todas as minhas forças. Era a pior estação.
    Hoje em dia, já acostumei, até porque eu moro no Rio de Janeiro e tive que me acostumar, né.
    Eu gosto de praia, mas só de ficar no mar.

    Você já pensou em se mudar para o sul do país ou até mesmo em fazer intercâmbio num país menos quente?

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso nisso todos os dias! Minha maior meta é morar em outro lugar, seja permanentemente ou por intercâmbio. Se eu não conseguir isso (bate na madeira!!), quero ir lá pro interior do sul <3

      Excluir
  5. Eu também não consigo ser criativa no calor...

    ResponderExcluir
  6. Se você, que tem a pele um pouco mais escurinha, já se sente assim, imagina a criatura aqui, com a pele reluzente rs. Eu também odeio o verão. Odeio mesmo, com essa palavra forte e desnecessária, porque acho que o verão é justamente isso: desnecessário. Apesar de saber que isso é uma consequência das atitudes do ser humano (o que já é ruim por si só), não consigo ficar no sol e dias quentes me fazem ter bloqueios criativos e imaginários em excesso. Enfim, compartilho do teu sentimento de frustração, que venha logo o friozinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verão é desnecessário, sem discussão! Fico imaginando você, com apele bem clarinha, tendo de aguentar o sol :(

      Estou contando os dias para o início do outono e do inverno!

      Excluir
  7. Eu também não curto muito o verão. Até gosto porque sinto que dá pra fazer mais coisas, no inverno (pelo menos aqui no sul que é intenso) a vontade de sair de casa nunca bate. Mas eu também não me sinto nada bem no sol. Meus amigos já sabem que não podem contar comigo pra nada que seja depois das 10:00 da manhã e antes da 17:00. Mas eu acho que não tem problema nisso. Cada um é diferente. Eu por exemplo, fui pra praia com uns amigos e só entrava no mar depois da cinco, cheia de protetor e de roupa. Sim, eu entro no mar de short e blusa. E depois de um tempo eu percebi que na verdade ninguém liga.
    Eu adoraria se o clima pudesse ser um eterno outono. Frio na medida certa <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu sinto que dá pra fazer de tudo no inverno: gosto de sair com uma roupa bem quentinha e coturno, mexer no computador tomando chá e chocolate, ver filmes... até de limpar a casa no frio eu gosto! Mas no calor, eu tenho que me esforçar para funcionar direito :/ gostaria de ir morar aí no Sul do país.

      Acho que, se eu fosse à praia, seria igual a você. Quando vou para algum lugar com piscina, sou a única que não fica com marquinhas de biquínis porque vivo de roupa e protetor de cima em baixo :p

      Quando ao eterno outono, se a gente pudesse ter uns 3 meses de inverno no meio do ano, eu até gostaria hehe!

      ps: não tinha como não incluir seu blog no Blogroll <3 muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
  8. P.S: Esqueci de colocar no comentário anterior mas eu SURTEI quando vi minha fotinho no blogroll. Que honra, seu blog é maravilhoso <3
    Fico muito feliz, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  9. COMO EU TE PERCEBO!! Frio é vida <3
    As roupas quentinhas, o chá, os livros e a chuva, o cheiro a terra molhada! Agora o calor não dá com nada mesmo ; _ ;

    Beijinhos,
    Mii
    https://thycomiclife.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo dizendo que não nasci para esse calor; nasci para viver de coturno e galochas, vidro embaçado, chá e chocolate quente, sobretudo, luvas, boina, guarda-chuva... todas essas coisinhas que só os amantes do invernam adoram <3

      Excluir
  10. Olha mais um post maravilhoso que vou defender! hahahaha
    Primeiro de tudo, patriotismo é um negócio tão nonsense que eu não entendo pq ainda tem gente que defende. Gente, que que custa admitir que todo lugar tem suas coisas boas e suas merdas?
    Sobre o calor: EU TAMBÉM ODEIO! Desde pequena, quando precisava sair no sol, sempre voltava pra casa cansada, suada e me sentindo nojenta (a gente fica nojenta no verão, não tem jeito), fora que sempre sofri com dermatite, então o tempo seco e as temperaturas altas são um veneno pra minha pele, que além de descascar fica coçando, uma tragédia. E mais tarde descobri que tenho pressão baixa, então sempre que o tempo tá aberto com aquele céu azulzão e o sol no auge, nem chego perto da janela haha A cena fica bonita num quadro ou numa foto pro ig, mas vivenciar são outros 500. E sim, ainda tem a questão de produtividade! gente, eu me sinto péssima quando não produzo nada durante um dia inteiro, nem que seja um parágrafo ou um rascunho de desenho, qualquer coisa! Mas só de pensar em sentar na frente do computador ou tentar escrever com a mão suada, bate aquela tristeza............ Minha pele é clara, mas não branca, assim como a sua, e detesto queimar no sol pq acho feio, além de não ser seguro. E me sinto pelada saindo de casa só com duas pecinhas básicas de roupa hahahaha
    Te entendo muito bem ^^
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Deborah!! <3

      Eu concordo totalmente sobre o que você disse sobre o patriotismo. Tem gente que não aguenta ouvir dizer que o Brasil tem muitos problemas, assim como qualquer outro lugar do mundo!

      A gente fica suado no verão, então a gente fica NOJENTO SIM! Sol só é bom para tirar foto, como você disse. Oh, e eu também detesto usar pouca roupa... não sei se porque tenho um pé no passado, ou porque acho desconfortável, mas eu prefiro mil vezes os casacos do inverno <3

      Excluir
  11. Eu me sinto completamente assim em todos os fatores! Suor, inspiração, incomodo.. Ain, não dá! Acho que estamos do mesmo lado. Também acho que nasci no país errado, só pode! Não sinto um pingo de vontade de usar biquínis e ir a praia (e olha que eu moro no Rio de Janeiro). Frio é muito melhor. Minha opinião. E pelo contrário, achei muito maduro de sua parte falar com toda a verdade e ser sincera. Tem muita gente que finge gostar para agradar os outros ou por medo de ser criticada. Mas a verdade é que não somos obrigados a gostar! Amei muito esse post maravilhoso!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto vontade de ir à praia... deserta, com o tempo nublado e frio, um suéter e fone de ouvido *-*

      Ah, muito obrigada pelo cometário!

      Excluir
  12. Eu também nao gosto do verão e do carnaval e me acham estranha por isso kk... Mas porém desde pequena eu nunca gostei de verão... Suor, carnaval, me sinto mal, não sinto ânimo pra fazer nada... Pra mim não da! Quero inverno logo kk... Adorei o post! Bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas julgam gostos peculiares como estranhos, infelizmente!

      Eu fico muito feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  13. Oi Luana, tudo bem? Acredito que cada pessoa se sente "peixe fora d'água" em alguma situação da vida. Eu sou completamente apaixonada pelo verão, se pudesse viver na Califórnia ou no Nordeste, com certeza ficaria muito feliz :) Porém, com relação a outros aspectos como educação das pessoas, a qualidade do transporte, ou preço de algumas coisas sinto realmente que nasci no lugar errado rs Muitas pessoas já me disseram que eu devia ter nascido na Europa, fico muito feliz com esse elogio (tirando o frio é claro haha). Não sou muito fã de ficar o dia inteiro torrando no sol, mas andar de bicicleta vendo o mar, ter lugares diferentes para fotografar, colecionar conchinhas, você com certeza ia amar <3 Beijos, Érika :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do clima, também em sinto assim como você. Acho a qualidade de vida aqui no Brasil muito baixa, a educação também está em falta! Já me falaram também que eu tenho um Q de europeia, tanto pelas roupas que eu uso, quanto pelo meu modo de pensar <3

      Excluir
  14. No meu caso gosto mais do verão, já passei por invernos rigorosos. Porém, entendo que cada um se sente deslocado em algum lugar, até mesmo em relação a própria família, mas isso já é outros quinhentos. Gostei do texto, você escreve bem; <3

    ResponderExcluir
  15. Nossa, compartilho da mesma tristeza. Mega queria morar em londres haha Odeio muito ficar suada, eu me sinto péssima no calor. Mas no frio eu sou outra pessoa, fora que é muito mais confortável usar roupas de inverno hahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ir pra Londres, Noruega, Canadá... esses lugares maravilhosos *-*

      Excluir
  16. Hahaha, somos completamente opostas nesse aspecto! Na verdade, eu me sinto super mal no frio! Quase não tenho vontade de fazer nada, e tem certos tipos de casacos que me dão agonia. Então, seria beeeem raro para mim, ir até algum lugar que fizesse aquele frioooo congelante! Bem, você não gostar do calor não te faz antipatriota haha, acontece. Tem muita gente que não curte esse calor!

    Mas sabe, ele daqui a pouco passa! Gostei muito da sinceridade hein? Curti a foto que ilustra a postagem haha, bem legal!

    Beijos!


    senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por entender, amor! Agora, me explica, como é que dá pra gostar de calor, porque eu não encontrei explicação coerente pra isso, haha :p

      Excluir
  17. Eu dificilmente consigo me sentir motivada no calor também, odeio principalmente sair de casa pois só de imaginar ter que tomar banho, me arrumar, passar um belo perfume e estar suada nos minutos seguintes já me desanima. Fora que nunca tenho muita motivação para escrever e fazer qualquer coisa a não ser dormir ou quem sabe assistir um pouco. Mas confesso que eu evito muito pensar nessas coisas pois sei que assim minha "raiva" vai só crescer e menos vou produzir. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu detesto sair de casa no calor! Primeiro que você toma banho e já está se sentindo suado no minuto seguinte :p segundo que a gente fica todo melequento e as roupas grudam no corpo... argh! é desesperador pra mim :/

      Excluir
  18. Eu sou uma amante e defensora do verão mas obviamente entendo quem não gosta!!! Nada contra, afinal as pessoas são diferentes e se todos gostassem das mesmas coisas seria um porre.. Eu já odeio sentir frio, mas é mais uma questão pessoal q eu fico doente mto fácil, tenho uma alergia na pele q me impossibilita até d lavar o rosto e sinto muitas dores (consequencia de uma enorme sequencia de tendinites em várias partes do corpo). Viu, é totalmente normal não gostar de alguma estação... Cada um tem seus motivos.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, mas aí a coisa é séria! Você tem uns bons motivos para não gostar do frio :(

      Excluir
  19. Eu sempre gostei do verão, mas confesso que os últimos dias de calor infernal tem quase mudado a minha opinião. O que eu gosto do verão é ficar de boa na piscina, ir a praia... só que realmente esse clima acaba com o ânimo para outras coisas, fica difícil até de escrever no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse pra uma amiga minha: nós estamos precisando de uma era do gelo haha! Tá muito quente :p

      Excluir
  20. Eu sempre gostei muito do verão (na época em que eu não precisava trabalhar e podia ficar de boas na piscina kkk), hoje o calor me faz muito mal, abaixa minha pressão, eu fico irritada e cansada muito fácil. Não acho que isso seja antipatriota não! E eu amei seu blog! Muito lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calor também abaixa minha pressão e, às vezes, até faz meu nariz sangrar! É péssimo.

      Oh, eu fico muito feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  21. Olá, post lindo chá delícia e belas fotos. Eu gosto mesmo é do inverno hahahAmei seu blog, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, florzinha *-*

      Excluir
  22. Achei engraçado seu desabafo haha, não do tipo nossa que bizarro e vou te zoar por isso, mas enfim. Eu gosto do meio termo, nem muito frio e nem muito quente, outono e primavera são umas épocas muito legais por isso. Já sofri muito com o calor, do tipo não conseguir fazer nada, ir pra rua ou malhar porque era surreal e impossível sair do ar, veja bem, moro no Rio rs, quando aqui quer fazer calor é um calor que você chora haha. Verão é bom pra ficar o dia inteiro na piscina ou as vezes praias (mas não gosto das que tem muita muvuca) e também a gente tem outras coisas pra fazer do que ficar o dia inteiro na água haha. Mas, pra estudar ou trabalhar as vezes é tenso, cansa muito você, é difícil de pensar, bem puxado.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, lindinha ^_^

      Só de pensar em me mudar para o Rio, ou qualquer cidade que se aproxima do norte do Brasil, eu fico meio tensa haha. Faz muito calor aí! Quero ir para o Sul, quiça para fora do país um dia <3 Confesso que, apesar de amar flores, não suporto a primavera aqui. É tão abafada, sem chuva! Eu até gosto de piscina, quando não tem muita gente (multidões me deixam nervosa) e para entrar com bastante protetor e de blusa e short.

      Beijos :*

      Excluir
  23. O calor excessivo me deixa MUITO estressada. Não consigo pensar, criar... Só penso em ficar na sombra, no ar condicionado ou ventilador. Moro no Rio de Janeiro e prefiro mil vezes aquele tempinho fresco, com ventinho no fim da tarde, que quase nunca faz por aqui. No verão, eu amo ir à praia, tomar banho de piscina, me bronzear... Mas a questão é que o verão acaba, mas o calor não... Aqui no Rio é verão 50 graus o ano todo e, disso, eu não gosto :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No verão, eu prefiro ficar em casa, no ventilador haha. Odeio tomar sol! Nem imagino o quão ruim deve viver nesse verão infinito :(

      Excluir
  24. Tive que ler e reler para ter certeza de que não fui eu quem escreveu esse texto!!! Primeiro, que eu odeio o calor com todas as minhas forças, mesmo que no verão elas (as forças) sejam bem poucas, pois eu rastejo como uma lesma, por odiar e passar mal nessa estação terrível, e segundo, porque sou oliva tb hahaha, sempre falo que meu tom de pele é péssimo para bases, pois sou esverdeada....
    Seu texto está maravilhoso, e reflete exatamente o que sinto no calor... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal achar pessoas que se identificam com minhas ideias, chuchu :)

      Excluir
  25. Odiar o verão é normal, afinal quem gosta de fica suando mesmo estando parado, de um monte de mosquito... Foca no Inverno hahahaha Chá quente, cobertor, amoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão normal, moça! Muitos da minha família e amigos adoram essa estação o.O

      Excluir
  26. Eu gosto do verão, mas não curto muito ficar no sol, em algumas partes até concordo com vc, mas eu amo o Brasil, por mais que tenha tido um problema político, o Brasil ainda continua sendo um bom país, mas em questão de vc não gostar do verão ou de sair no sol eu acho normal, minha irmã é igual a você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, tem muita coisa no Brasil em si que me faz querer ir embora. Desde problema político até a educação de muitas pessoas! :p

      Excluir
  27. Lu, toca aqui! o/ kkkk Eu detesto calor, sentir suada, ter que sair de casa e levantar da cama com aquele calor abafado e tudo o mais. Eu viveria feliz demais da conta em um lugar bem frio, que desse para usar roupas e mais roupas o ano todo!
    E também sofro muito com desânimo durante as épocas mais quentes, falta inspiração e parece que tenho até mais sono... Talvez por isso eu goste mais da noite, costuma ser mais fresca e, claro, não tem sol pra me queimar! kkk Troco fácil o dia pela noite!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me baraça, Rê! *-* vamos combinar de ir pra um lugar BEM frio, o ano todinho, pode ser? Nossa, eu viveria num lugar assim tranquilamente.

      Oh, sim! Eu adoro a noite e a madrugada. Sempre deixo a janela da sala aberta para entrar aquele ventinho gelado, e me sinto mais disposta. Durante o dia nada funciona direito!

      Excluir
  28. Também não gosto nada do verão. E por ser muito branquela, é só ficar minimamente exposta que já tenho insolação (sem brincadeira). É um sufoco, pq tenho falta de vitamina D, mas não consigo pegar aquele solzinho pq já começo a sentir mal. Também não fecho os olhos pros problemas aqui do Brasil e nunca me considerei muito patriota, mas sempre achei que nossa cultura é riquíssima e não é valorizada como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso pegar sol, mas evito ao máximo. Prefiro encarar o gosto da vitamina D (eca!) a sair no sol. E, sim, a cultura do Brasil está se perdendo! :(

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)