Vamos criar um blogroll?

Foto: We Heart It
Há alguns dias eu conheci a Dani, uma pessoa muito fofa que sempre deixa comentários nos posts aqui do Memorialices *-* A gente começou a conversar e descobrimos muitas coisas em comum (amor por The Walking Deade, por exemplo), além de termos trocado indicações musicais. Tá, mas não é sobre nossas conversas que eu vim falar, mas sim compartilhar uma dica ótima que ela me deu!

Quem tem um blog na plataforma do Blogger sabe que dá para criar uma lista de blogs preferidos, mas só dá pra adicionar o link e olhe lá. Bom, fazia um tempo que eu queria um blogroll com fotos das minhas blogueiras favoritas e, graças à Dani, que me passou o link de um site onde eu poderia fazer isso, consegui criar um blogroll "bonitinho" hehe. Depois de receber a devida permissão dela, vim fazer um tutorial para vocês!

Como eu não queria um post cheio de prints da tela do computador, acabei criando um roteiro simples em um dos meu caderninhos enquanto assistia a um filme (que logo vai parecer em mais um post da categoria "filmes"). Ah, mas eu prestei atenção no filme também, minha nota de rodapé prova isso.

Aviso: a minha letra não está das melhores nas anotações, pode ter erro de português e os mini desenhos estão toscos, mas foquem no tutorial haha. Espero que não fique confuso!

Blogroll muito amor


Passo 1: hospedar a imagem 


Tem diversos sites e bancos de fotos que hospedam imagens, alguns até pagos, mas, pra mim, o jeito mais fácil de conseguir o url/endereço de uma foto é hospeda-la no blogger mesmo. Como?! É só criar uma nova postam, carregar a imagem e copiar o endereço dela. 

Importante: as imagens têm de ter o mesmo tamanho, e um jeito simples e um jeito simples de deixa-las todas iguais é redimensionar os pixels no Paint.

Passo 2: Image Mapper - criar o código HTML 

  • Cole o url da imagem em "image url" e clique em "load image";
  • Clique em "new link". Vai aparecer um quadradinho, que você vai posicionar em cima da imagem. Em "link" coloque o endereço do blog e em "caption, o nome do blog;
  • Clique em "make code" e copie o código que que aparecera no espaço amarelo; 

(eu disse que tinha nota sobre o filme que eu estava vendo hehe)

Passo 3: blogroll 


Acesse o blogger >> layout >> adicionar um gadget >> HTML/Java Script >> cole o código HTML das imagens que vão para o seu blogroll.

Dicas a parte 

  • Cole os códigos um ao lado do outro, dando um espaço para cada um. Para criar uma nova linha de imagens, dê enter uma vez;
  • Se quiser aumentar ou diminuir a imagem, altere o número que fica depois de "width=". Para encontrar esse código, tecle CTRL + F e na caixa de pesquisar digite-o;
  • Como vocês podem ver, eu coloquei 3 fotos para cada linha do meu blogroll, mas isso vai variar de acordo com o tamanho das suas imagens e da barra lateral do seu blog;

Quem está no meu blogroll?


Não que estar no meu blogroll seja a coisa mais legal do mundo, afinal meu blog não é tão conhecido. Mas as pessoas fofas que aparecem ali na barra lateral são blogueiras (pode entrar blogueiro um dia sim!) que eu vejo que tem o cuidado de fazer as coisas. Não é como muitos blogs (grandes e pequenos) que eu vejo por ai que dá até dó (leia esse texto para entender).



Eu não sou uma Einstein do HTML. Pra ser sincera, eu demorei tanto, tanto pra aprender a mexer que até hoje me confundo, mas coisas simples como essa do post, eu faço tranquilamente hehe. Se alguém tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, é só dizer nos comentários ou me mandar um e-mail. 

Deixem o link do blog de vocês para eu poder ver suas listinhas de blogs favoritos!

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

48 comentários :

  1. Realmente fiquei muito feliz que tu gostou da dica, Lu! Esse é aquele tutorial amorzinho e bem simples que a gente leva pro resto da vida!
    Adorei o modo como tu fez o post no caderninho *-*

    Ps: Nunca assisti o filme, é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, que bom que gostou, Dani *-* e, de novo, obrigada pela dica!

      Ah, e o filme é maravilhoso, mas vou falar mais dele em outro post hehe.

      Excluir
  2. Meu blogroll é a página "basicona" só com links dos blogs mesmo. Acho super lindo esses que são feitos nos gadgets e com fotos dos blogueiros, mas acho que no momento não combinaria tanto com meu layout e prefiro não fazer por enquanto, mas já vou deixar aqui salvo na minha pasta de favoritos pra usar num futuro próximo.

    PS.: Suas anotações ficaram muito fofas! ♥
    PS¹.: Faz um post de resenha sobre esse filme que você viu. Já vi falar muito sobre ele mas nunc assisti.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das anotações, amora. Se um dia fizer um blogroll nesse modelo, me avisa ;)

      Excluir
  3. Eu queria muito criar um projeto de blogosfera mais unida, e uma das ideias era justamente incentivar o pessoal a fazer blogroll! É uma forma simples de indicar quem você gosta, e ao mesmo tempo incentivar a pessoa a continuar postando. Eu ainda não fiz o meu, mas vou fazer *--*

    Seu tutorial ficou muito bom, achei diferente e original as anotações. Continue assim ♥

    Bjs!
    31 de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, sim, o blogroll é uma forma de apresentar novos blogs às pessoas *-* Quero ver o seu quando estiver pronto! Ah, e eu fico muito feliz que tenha gostado, amor.

      Excluir
  4. Eu ainda não tenho um, mas quero fazer mais pra frente, acho a ideia legal pra enaltecer as migas que blogam bem ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que fizer, me manda o link do seu blog para eu ver como ficou ;)

      Excluir
  5. Amei muito a forma que você compartilhou o tutorial, Lu! Ficou bem mais pessoal e bonitinho do que um monte de prints, um amor! Dá para ver todo o cuidado que você tem por aqui ♥
    Acho o blogroll uma parte bem importante do blog e é uma forma muito divertida de compartilhar e conhecer mais cantinhos por aí.

    Ah, eu levei um susto (agradável!) quando vi a minha foto ali na sidebar! Não esperava ver o meu rostinho ali e nem que o Twee fosse citado no post. haha
    Fiquei muito feliz, amora! Nem sei dizer o quanto!

    Ps: o seu blogroll ficou muito lindinho mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fofinha! Obrigada pelo carinho <3 oh, e eu não podia deixar de incluir seu blog no meu blogroll. Ele é um amor!

      Excluir
  6. Ahhh mas aparecer no teu blogroll é uma coisa fantástica, sim senhora *-* O tutorial é muito fácil e quem sabe quando mexer mais uma vez na aparência do meu bloguinho eu não use? Por enquanto vou deixar o blogroll numa página mesmo, mas quero testar esse com imagens ^^
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amor! O seu blog me remete tanto a redes sociais como Tumblr e We Heart It por conta das imagens, além de os textos serem tão legais, que eu não pude deixar de incluí-lo no meu blogroll <3

      Excluir
  7. Meu blogroll se chama "parças" huauahua, e são blogs que visito constantemente e que me visitam sempre também <3 é muito bom poder ter essa ligação com outras blogueiras!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o nome do seu blogroll hehe :3

      Excluir
  8. Adorei o post! E as fotos foram bem criativas. Ainda não tem um blogroll mas quero fazer um ❤
    http://livrebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, lindinha <3

      Excluir
  9. Adorei a dica e ficou muito lindinho mesmo, e vamos combinar que esse tutorial foi tudo de bom, achei o formato mega legal e os desenhos bem jeitosos :)

    ResponderExcluir
  10. Luana, que tutorial mais gracinha!!! Você me fez lembrar de uma amiga que anota tudo num caderninho e passa o dia todo desenhando nele. Ficou lindo e super explicadinho.

    http://leonardodantas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querido! Ah, e, se deixar, eu anoto minha vida em cadernos e passo o dia fazendo colagens <3

      Excluir
  11. Oieh Luana, sua dica foi ótima e também gostei bastante da forma como você fez o tutorial. Obrigada por sua visita ao meu blog, espero te encontrar novamente por lá, és muito bem vinda! A proposito, tem posto novinho por lá e te convido a ir lá dar uma conferida! Se gostar do blog, quiser ficar por dentro das novidades que trago com muito carinho e se você se sentir confortável é só segui-lo ou curtir a fan page! Te aguardo por lá, beijocas!

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, amora!

      Excluir
  12. A verdade é que eu amo o blogroll rs ♥ Já sabia como fazer e sempre achei mega útil, principalmente quando alguém entra no blog e quer conhecer novos escritores. É uma ótima forma de indicar também. Enfim, adorei a forma como fez o tutorial. Ficou único e muito bem explicadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, lindinha <3

      Excluir
  13. Sua blogroll tá muito fofa! Vou ver se crio a minha logo, hahaha! :)

    ResponderExcluir
  14. Que amorzinho! Eu uso a lista (vc está nela) também para acompanhar postagens e atualizações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, obrigada <3 me envia o link do seu blog para eu poder ver sua listinha, chuchu.

      Excluir
  15. Eu achei muito fofo e muito original a maneira como você ilustrou esse post, arrasou! Eu acho incrível ter blogroll e fico meio desanimada quando as pessoas não depositam sentimento lá, por exemplo quando vão em grupos pedir indicação de 30 blogs novos (que a pessoa não conhece) para ela colocar no blogroll dela que ainda vai ao ar... Acho bem legal quando tem uma história por trás, uma ligação com o blogueiro e com os blogs mencionados. O seu blog está no meu blogroll justamente por eu acompanhá-lo desde que criei meu blog <3

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, Juh! <3

      Eu também fico meio decepcionada quando as pessoas simplesmente ~jogam~ o link de um blog aleatório no blogroll (snif!). Agradeço muito por ter incluído o meu blog no seu. Já estou com novos blogs para serem adicionados no meu gadget e o seu está na lista :3

      Excluir
  16. Blogroll é tão bom, a gente ter um espacinho para mostrar aos nossos leitores os blogs que amamos e ajudar nossas amigas blogueiras ♥ O meu é bem simples, só com uma lista de links mesmo, mas eu amei o seu tutorial, muito criativo ♥ Beijos! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, amor <3

      Excluir
  17. Que fofo o seu tutorial! Bem diferente e único. As vezes até cansa ver alguns tutoriais de print do computador. Eu fiz o meu Blogroll essa semana, mas fiz em lista editado em caixa do HTML, tentei fazer por foto antes, mas perdi a paciência e deixei para lá, pois não tinha achado nenhum tutorial fácil e cool igual o seu. Depois vou tentar fazer <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fofinha. Eu espero que você consiga criar um blogroll com fotos também ^_^

      Excluir
  18. OI! Gostei da dica e vou tentar fazer no meu blog, espero que dê certo, valeu pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, chuchu! Espero que consiga criar o seu <3

      Excluir
  19. Essa ideia é só amorzinho, por isso sempre tento manter parcerias com o dossiê! Pra gente manter essa magicazinha dos blogs! Eu amooooo. Suas fotinhas ficaram lindas! Hahaha

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, sim, é sempre bom manter amizades com outras blogueiras *-*

      Muito obrigada!

      Excluir
  20. Luuu, que amor de post! voce usa bullet jornaul?! se sim, deve ser uma lindeza :) adorei saber como funciona no blogger!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não é exatamente um bullet jornaul; é um caderninho no mesmo modelo que eu mesma fiz ^_^

      Excluir
  21. Sou louca para fazer isso, mas cadê o tempo? Não tem haha Adorei tudo nesse post, tão amorzinho <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de tirar pelo menos uma horinha para fazer tudo certinho :)

      Excluir
  22. Adorei a dica!! Acho que vou fazer uma na página sobre do Qualquer Latitude!
    A sua está muito fofa! Acompanho alguns dos blogs que vc indicou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, fofinha :)

      Excluir
  23. Gostei taaaaanto disso, to correndo pra fazer o meu. Ficou um amor ♥
    ps: esse filme é lindo, fiquei muito tocada (resultado: inundei a sala de cinema)

    Beijosssss

    http://jubaqueen.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Muita fofura num post só! O meu blog roll não tem nada de charmoso, mas adoro curiar e sempre visito o blog roll dos outros blogueiros.Já conheci muita gente bacana assim.
    Beijos!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amora. Ooh, o blogroll ajuda a dar um engajamento para o conteúdo de outras pessoas :D

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)