22 abril, 2017

Criar composições fotográficas


Uma das coisas que as pessoas mais elogiam lá no meu instagram são as composições fotográficas com objetos que eu faço. (Às vezes é bom ter nosso engo inflado por pessoas que admiram nosso trabalho, principalmente quando nossa autoestima para a maioria das coisas é, ó, baixinha. Obrigada por tudo *-*)

Sei que faço poucos posts com dicas fotográficas aqui no blog. Não peço desculpas por isso porque a culpa é minha, então eu coloco em quem eu quiser; nesse caso, a culpa é da preguiça haha. Acho que esse post vai ser ótimo para tirar a poeira dessa categoria. Ah, lembrando que eu não sou fotógrafa profissional; eu só lido om fotografia, mas as dicas que vou dar dão certo comigo hehe.


Os objetos tem de combinar entre si. Não tem jeito, seja no tema ou nas cores, é importante que haja uma harmonia entre as coisas que você vai usar. Claro que vão ter pessoas que não vão se importar muito com isso, e tá tudo bem. Cada um tem um interpretação pessoal. Mas as pessoas que tem um olhar mais apurado para a arte vão analisar e ~tentar~ entender aquela fotografia.

Nessa foto aí de cima eu quis fazer algo que remetesse a bruxas, por isso usei o livro antigo, a abóbora, o Pentagrama, a vela, o colar de coruja, as pedras e as flores secas. Sobre o gatinho, isso é opcional (risos), porque foi muito difícil deixá-lo quietinho! Aqui tem a versão da foto sem o Cotonete.


Usei como base para essa foto algumas imagens do We Heart It e no Pinterest. A diferença é que nelas, ao invés de uma máquina de escrever, tinham notebooks. Como eu queria algo mais retrô, usei a minha Olivetti Lettera 32. Ah, repararam na moldurinha ali no canto? Molduras são ótimas na hora de criar composições, estejam elas com fotos ou não.


Essa é mais uma das centenas de composições envolvendo o País das Maravilhas. Explicando um pouquinho a história dessa foto, eu queria algo que remetesse à Rainha Vermelha, mais especificamente a Rainha Vermelha de "O Lado Mais Sombrio".


Confesso que não era minha intenção criar uma composição, só mostrar o meu pouquinho de material escolar para a faculdade (e o indispensável fone de ouvido), mas acabou saindo uma foto muito bonitinha. Ah, eu mostrei nesse post quais são os meus filtros favoritos para fotos.


♥ Você pode usar o que você quiser. Eu considero essa foto dos legumes/verduras uma das minhas favoritas, pois ela ficou muito colorida e alegre (Luana não é só melancólica, é colorida de vez em quando haha), além de ser a prova de que qualquer coisa pode virar objeto de fotografia.

Aí vai uma lista de coisas que costumo usar: xícaras, comidas variadas, fotos impressas, bonequinhos, canetas, cadernos, flores e folhas secas, velas, tablet, pacotes de chá, câmeras, penas, botões, suéteres, óculos...


Tirar as fotos desse livro foi meio engraçado, porque eu pretendi usar só ele e meus óculos, mas acabei indo dentro do meu quarto procurar coisas diferentes, e voltei de lá com as mãos carregadas haha. 


Livro são sempre uma boa escolha. Quando vou criar uma composição, já penso em um livro como foco da foto. É um bom ponto de partida, na verdade, pois, a partir dele, você pode escolher as cores que vai usar e os objetos. Como expliquei ali em cima, acho importante que a foto tenha coerência, então, de certa forma, os objetos tem de ter algo relacionado ao livro.

No caso da foto acima, eu usei esse suéter verde e a moldura azul bebê pois está tudo dentro da mesma paleta de cores, combinando com a capa verdinha de "Mosquitolandia". Já o caderninho e as canetas foram incluídos porque, na história, a protagonista gosta de escrever.


"O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares" tem um tom mais sombrio e que me lembra demais o Halloween, então acho que a abóbora, a caveirinha, as velas e as fotos (tomei coragem para colecionar fotos antigas graças ao livro) combinam entre si.


Pretendo fazer um post dando ideias de fundos par as fotos, mas, adiantando um pouco, nessa foto eu usei páginas arrancadas de um livro antigo. Queria algo mais outonal, então escolhi itens que vão do laranja ao vinho. (Faz sentido essas cores remeterem ao outono?)


E, para quem gosta de algo mais minimalista, trago essa foto. Mesmo eu gostando muito de combinar vários objetos, Às vezes acabo me rendendo ao "menos é mais". Nesse caso, achei que a xícara mais delicada e o pacotinho de chá da Twinings deram um ar clean e delicado à imagem. Ah, essa inscrição fofinha ali no canto foi colocada com o aplicativo Click Serendipity, disponível para Android e IOS.


Quero encerrar dando duas dicas muito impostantes: 1) você pode se inspirar, e não tem nada de errado nisso, que não pode é tentar copiar o trabalho de alguém. Melhor que plagiar, é adaptar algo para que fique mais parecido com você. 2) não precisa ter um equipamento incrível para fazer fotos legais. Todas as fotos desse post foram feitas com o celular - sim! É o fotógrafo e seu olhar apurado que fazem a câmera, não o contrario.

Espero que você tenham gostado. Prometo que vou tentar trazer mais posts assim para o blog.

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha,

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

62 comentários :

  1. Sobre eu nunca ter lido os livros de A. G. Howard mas já ter um forte crush nesse personagem da capa de Qualquer Outro Lugar <3
    Tô tentando melhorar na composição das minhas fotos e esse post foi muito útil, já tentei de todas as maneiras organizar o feed do insta, mas não funciona (colecionando aleatoriedades, tá na bio, por isso)
    As tuas fotos são lindas, Lu, e espero acompanhar o teu sucesso!! <3

    | umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai dessa vida de ser apaixonada pelo Jeb (garoto da capa de "Qualquer Outro Lugar") e vem ser mais uma das apaixonadas pelo Morfeu *-* não tem como não amá-lo (ele está na capa do segundo livro ;)). Ah, e moça, seu feed é muito lindo <3 eu adoro as suas fotos demais!

      Obrigada por todo o carinho <3

      Excluir
  2. Menina,
    To numa vibe de me inspirar e incorajar para fazer um feed organizado e caprichar mais nas composições e etc. Você me inspirou!
    Obrigada pelo post!
    Beijos!
    Www.umlivroenadamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu post te inspirou, lindinha ^-^

      Excluir
  3. Eu amo fotografar livros <33
    Entrar nesse mundo de tirar fotinhos para o instagram foi uma das melhores coisas que fiz como blogueira hahah
    Adorei suas dicas. Arrasou no post <33

    Beijos,
    voceetaolivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sei nem dizer qual foto ficou mais maravilhosa ou qual dica foi a melhor. Tudo nesse blog me deixa boba de tão lindo e tão bem feito! Parabéns, miga. Serião <3

    Eu quero começar a colocar fotos autorais nas minhas resenhas, mas sinto que não tenho talento nenhum pra isso :/ esse post me deu um empurrãozinho pra continuar tentando ^-^

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por todo o carinho, amora. Fico muito feliz que tenha gostado das dicas do post *-* ah, e trate de ir colocar suas criatividade em prática e tirar fotos maravilhosas hehe!

      Excluir
  5. Eu sou uma das pessoas que morre de amores pelas as suas composições. Seu instagram é incrível! Tenho um pouco de dificuldade para criar composições bonitas. Mas tudo é treino né? Adoro fotos com flores, comprei algumas, mas ainda não brinquei com elas e a fotografia. Realmente qualquer objeto fica bom para fotografar ou incrementar uma composição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fofinha ^-^

      Oh, eu fiquei curiosíssima para ver as fotos que você vai fazer com essas flores que você comprou. Eu amo flores, e amo usá-las nas minhas fotografias. Vai treinando que tudo é prática, como você disse ;)

      Excluir
  6. Vou levar esse post para a vida, morro de amores por suas fotos <3

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Adoro fotos, mas não manjo desses paranauês de composições, vou anotar as dicas aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amora <3 espero que as dicas te deem um "up"!

      Excluir
  8. Amei as dicas Luana! Eu acompanho as suas fotos no insta e só fico babando, porque é uma mais linda que a outra. Queria eu ter criatividade para postar fotos lindas assim sempre.
    Acho que as minhas fotos mais legais são sempre quando tiro de prédios e lugares que acho legais, aaah e comida, amo fotografar comida. Mas essas fotos montadinhas tenho muita dificuldade.Sempre tento tirar fotos dos meus livros e criar uma composição legal, mas sai uma pior que a outra. Acho que tenho dificuldade em combinar os elementos da foto. Mas esse post é inspiração purinha.

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, amor <3 Ah, só pra constar: o talento para tirar fotos boas vem com o tempo, seja para as pessoas que meio que já nascem com esse dom, ou com as que não fazem a menor ideia do que fazer. Basta treinar suas composições!!

      Ah, eu também amo tirar fotos externas, seja do pôr-do-sol, prédios/casas, comidinhas em restaurantes... :)

      Excluir
  9. Sempre amei suas fotos, mas as desse post ficaram perfeitas, de verdade! ��
    Me apaixonei pela do gatinho <3
    Bom, muito obrigada pelas dicas! Seu post me inspirou bastante a procurar detalhes pra compor a foto - são eles que fazem a diferença!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, chuchu <3 fiquei tão feliz em saber que o post te inspirou!

      Excluir
  10. Lu, obrigada mesmo pelas dicas. Estou querendo melhorar as minhaa fotos que são bem ruinzinhas e confesso que rola uma preguiça em buscar itens para combinar. Mas é necessário, né kkkk
    vou colocar em prática!

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, amora :3 espero que o post te ajude, e lembre-se: tem que treinar! Deixa a preguiça de lado já!!

      Excluir
  11. Amei esse post! Sempre tive dificuldades com a montagens, agr com as suas dicas, ficou mais fácil1 Obrigada, parabéns pelas fotos góticas suaves, haha, maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, lindinha :*

      Excluir
  12. Adorei as dicas, principalmente pq gosto muito de fotografia

    ResponderExcluir
  13. Escrevi um comentário inteiro e perdi porque o pc bugou com o login do Plus... whatever...
    Chuchu, eu amo suas fotos e, inclusive, a visão que você tem para tirá-las. Não se trata apenas da composição, mas de todo cuidado e estilo que você consegue passar através delas. Amo muito, as do blog e do insta! <3 E amei o post lindo e cheio de inspirações!
    Tô apaixonada na foto vibes 'bruxa' com o Cotonete (é esse o nome do gatinho lindo né?!)!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por todo o carinho, lindinha! E as suas fotos também não ficam atrás, pois são muito bonitas *-* Ah, e o gatinho cham-se Cotonete sim ;)

      Excluir
  14. Continua postando mais dicas SIM! Eu to querendo fotografar mais e aprender mais sobre fotografia também e você me salvou muito, acho que minha dificuldade mais (depois da vergonha de fotografar) é de fazer composição.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o post te ajude muito, chuchu :)

      Excluir
  15. Suas composições ficam lindas mesmo! Duas pessoas que eu admiro muito e que fazem composições super bacanas são você e a Clayci, do Sai da Minha Lente. Sempre fico admirando a criatividade de vocês *--*

    Bjs!
    31 de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de estar na mesma "categoria" de alguém tão talentosa como a Clayci *-* obrigada pelo carinho!

      Excluir
  16. Gostei muito das dicas!
    Tenho muita dificuldade com composição de objetos!
    Vou tentar aplicar algumas!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que as dicas do post te ajudem, chuchu :*

      Excluir
  17. Suas composições são com certeza umas das mais lindas que já vi. É incrível como tu consegue combinar as coisas. Eu já tentei isso várias vezes mas sempre sai algo como: um livro + uma batata + uma caneta + garfo, hahahah
    Eu simplesmente amo a foto dos livros Mosquitolândia e Onde Cantam os Pássaros <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, lindinha <3

      E, moça, tenta combinar essa batata aí com outros legumes haha. Pega o livro, adiciona a caneta e um caderninho, algum bonequinho... explora a sua criatividade, porque eu sei que você tem muita!

      Excluir
  18. AAAAAAAAAAAAAA eu amei, precisava muito dessas dicas, já que vou começar a fotografar. Essa foto do outono me lembrou inverno, talvez pelas cores, não sei dizer muito bem. Amei todas as fotos mas minhas fav foram a 1, 2 e 4.
    Skyscrapers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fofinha. Coloca em prática e depois me fala qual foi o resultado ;)

      Excluir
  19. É muito importante aquilo que você falou! As cores, as composições... Eu falaria também da regra dos terços e da influência dos ângulos. Bom post!

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica para um próximo post: regra dos terços :)

      Excluir
  20. Suas fotos realmente são lindas, parabéns. Adorei as dicas

    ResponderExcluir
  21. AI MEU SENHOR JESUS CRISTO O SEU GATO CHAMA COTONETE.
    Eu AMEI todas as suas composições e o estilo que você edita as fotos, adoro essa pegada mais escura/antiga, e ela combinou muito bem com os componentes que você escolheu! Amo posts desse estilo porque sempre salvo várias inspirações <3
    E algo me diz que você estava segurando um petisco pra cima na hora da segunda foto, HAHAHAHA. Se bem que meus gatos adoram pular em cima das coisas que eu estou fotografando, apesar de odiarem saírem sozinhos nas fotos.
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COTONETE É FOFO DEMAIS!!

      Fico muito feliz que tenha gostado, fofinha. Obrigada pelo carinho <3 Aaaah, e eu juro que não estava segurando nada; só fiquei chamando ele pelo nome e esperando o momento certo haha.

      Excluir
  22. Eu amo composição de fotos.
    Nem sempre faço , mas amo quando vou tirar uma foto e tenho os elementos que podem compor um tema.As vezes relacionada a capa do livro ou a talvez uma tag como no caso de uma sobre livros de outono que respondi nesse mês.Da um orgulho ^^
    E realmente o seu feed no Instagram é lindo

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, florzinha :)

      Excluir
  23. Nossa adorei as composições, na verdade a foto inteira e super apoio um post dando mais dicas! A do gatinho ficou tão linda! Aliás todas!
    Estou precisando muito disso sabe? Quando vou tirar foto, acho sempre muito simples e não fico satisfeita.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amora. O próximo post de dicas fotográficas sai logo, logo aqui no no blog ;)

      Excluir
  24. Que gatinho fofoooo, parece com a minha <3 Adorei suas fotooos! Estava mesmo precisando de dicas porque quero melhorar o instagram do meu blog, ele é meio pobrinho rsrs. Suas dicas foram muito boas, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o post tenha te dado muita inspiração, chuchu! Obrigada pelo carinho :3

      Excluir
  25. Oi Luana, tudo bem? Suas composições realmente são incríveis, uma mais perfeita que a outra. Acredito que o olhar de quem está fotografando é tudo... Muitas vezes meu namorado com o celular consegue muitas composições melhores do que as minhas usando a câmera acredita? Eu me pergunto "como assim"? Mas aí lembro que cada pessoa tem uma forma diferente de ver as coisas e ele é bem prático na hora das fotos... traduzindo "ele não perde tempo" haha Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por todo o carinho, lindinha *-*

      Oh, e eu entendo seu namorado pois, de vez em quando, uma foto sai tão rápida e boa comigo. Acho que tudo é que estão de prática! Depois de um tempo, a gente já sabe automaticamente como se ajeitar para bater a fotografia :)

      Excluir
  26. Amei as composições as cores combinando com o cenário rendem ótimas fotos, combinar o simples com coisas fofas *_*

    ResponderExcluir
  27. Que lindas composições Luana,fico babando nas suas fotos,eu com a sua idade não fazia nada,kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, florzinha <3 Ah, e nunca é tarde para começar!!

      Excluir
  28. Adorei as dicas! A da moldurinha e casacos, super vou aderir. Eu não tenho criatividade nenhuma para fotos. Tenho que salvar e ver muitas do mesmo estilo para conseguir pensar em montar um cenário. Para algumas pessoas isso é dom, impressionante.

    Beijos e sucesso

    www.vestidinhojeans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo questão de prática, chuchu :)

      Excluir
  29. adorei as dicas, as fotos ficaram incriveis. nao sou muito boa em tirar fotos vou usar essas dicas
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, amora <3

      Excluir
  30. Realmente você faz composições maravilhosas.
    Eu não tenho muita paciência para isso kkkk Mas vou usar algumas das suas como exemplo e tentar ir melhorando meu feed.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  31. Olá
    Eu busco sempre fazer composições pras minhas fotos, que são quase todas sobre livros. Adorei suas dicas. A maioria delas eu já uso, mas é sempre bom ter dicas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)