Uma Dobra no Tempo (Madeline L'Engle)



O pai de Meg e Charles Wallace, o dr. Murry, um exímio físico, está desaparecido há dois anos. Eles não sabem como nem quando ele vai voltar (porque ele vai voltar!), só sabem que seu estranho sumiço está relacionado aos experimentos que costumava fazer.

As coisas começam a se desenrolar e a fazer mais sentido (ou a ficarem ainda mais confusas) quando a excêntrica Sra. Quequeé aparece na porta de sua casa numa noite chuvosa não falando coisa com coisa sobre um tal de tesserato. As duas crianças, juntamente com o novo amigo Calvin O’Keefe, começam a explorar a casa da Sra. Quequeé e acabam conhecendo outras duas criaturas extremamente peculiares: A Sra. Quem e a Sra. Qual. Juntos, eles partem numa aventura viajando por meio de dobras temporais a procura do dr. Murry e acabam descobrindo algo muito maior do que a existência de viagens no tempo e universos além do que é conhecido.

Adicionar mais informações à premissa trasnformaria esse post num grande spoiler, então vou logo começar a falar dessa história encantadora publicada pela DarkSide Books no formato de uma HQ linda, brilhante (literalmente) e excepcional.


Assim que esse lançamento foi anunciado, fiquei extasiada para tê-lo em mãos. Viagem no tempo é um dos meus temas favoritos, e é algo que eu acredito ser possível, pois nós estamos viajando no tempo a cada dia de nossas vidas. Existem tantas coisas extraordinárias e inexploradas no mundo, que seria quase um sacrilégio não existirem histórias fantásticas como essa escrita por Madeline L'Engle.

Com ilustrações lindas e uma narrativa simples e singela, Hope Larson conseguiu a adaptar de maneira incrível o clássico de mais de 50 anos que é Uma Dobra no Tempo. Uma aventura cheia de ficção científica narrada pelo ponto de vista de uma criança que, além de embarcar nessa jornada para resgatar o pai, descobre coisas importantes sobre si mesma.

Uma Dobra no Tempo é sobre amor e inocência, e o quanto essas duas coisinhas, embora pareçam tão insignificantes para uns, são capazes de mudar o mundo, salvar vidas e derrotar tudo de ruim que existe!
Não olhamos para as coisas que você chama de visíveis, mas para as coisas que não se vê. As coisas que são visíveis são temporais. As coisas que não são vistas são eternas.

É um livro que eu adoraria ter conhecido quando mais nova, assim como foi com Kimberly Bradley, autora dos livros A Guerra que Salvou a Minha Vida e A Guerra que me Ensinou a Viver.  Tenho certeza que ele será capaz de encantar todas as idades, seja pelas lições que trás, ou pura e simplesmente pela edição linda que a Caveira trouxe.

A capa e contracapa brilham. As folhas de guarda trazem mais ilustrações que só nos fazem emergir ainda mais nesse universo. As ilustrações são um encanto e com um traço diferente de todos que já vi. O corte de página é num degradê azul e roxo. 

A vontade de fazer dobras temporais para viajar por meio de outros mundos vai prevalecer por vários dias depois dessa leitura! ❤


Algo que acho importante ressaltar é como os três personagens principais têm características únicas. Meg é corajosa e uma presença feminina forte na história, pois, embora ela sinta medo em vários momentos, está disposta a enfrentá-los para salvar aqueles que são importantes para ela. Charles é o amorzinho da história, além de ser muito inteligente e especial para uma criança tão nova. Já o Calvin se torna incrível por não ter necessariamente a obrigação de embarcar nessa viagem, mas o faz para poder ajudar seus novos amigos. Os três são jovens um tanto deslocados e taxados de estranhos, mas encontram um no outro um pequeno porto-seguro!



É assustador e empolgante descobrir que matéria e energia são a mesma coisa, que o tamanho é uma ilusão e que o tempo é uma substância material.

Gostaria de agradecer à DarkSide por ter me agraciado com mais esse lançamento. Nunca tive o costume de ler quadrinhos, mas, depois da experiência maravilhosa que tive com esse, fiquei com vontade de conhecer muitos outros. Espero que continuações nesse mesmo formato sejam feitas futuramente!


Eu acho (só acho) que quero aumentar minha coleção de livros de viagem do tempo da editora *-*


Um motivo a mais para ler esse livro: ele virou filme esse ano, e conta com Oprah Winfrey no elenco! Não tive a oportunidade de vê-lo no cinema, pois, mesmo tendo ficado ansiosa com o trailer, preferi esperar para ler antes a história que o inspirou. Pelo que vi e li até agora, as críticas não foram muitos positivas quanto a ele, mas, felizmente, eu tenho uma tolerância até que bem grande com obras cinematográficas inspiradas em livros. Não vejo a hora de assisti-lo!

Você não tem que entender as coisas para elas existirem.

Espero que tenham gostado da resenha! Quem aí ficou curioso para ler? Quem já leu? Se quiserem ter essa preciosidade só pra vocês não se esqueçam de usar meu link para que eu receba uma pequena comissão :)

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

13 comentários :

  1. Oi Lu! Amei a resenha. Fiquei fascinada pelo universo do livro, além do seu texto aguçar a minha curiosidade, as fotos também contribuíram para despertar o meu interesse.Não vejo a hora de tudo voltar a normalidade para que eu possa colocar em ordem as minhas leituras. Esse já vai para a lista.rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, moça! *-*
      Imagino como as coisas devem estar um pouco corridas por aí, mas é por uma razão muito feliz, né? Se quiser outras indicações literárias pra você (e pro seu nenê <3), é só pedir.

      Beijos :*

      Excluir
  2. Olá!!!

    Eu amei a resenha! Acredita que nunca li nada assim, de viagem no tempo? Fiquei empolgada com sua resenha e sendo quadrinhos que eu adoro, fiquei mais fascinada ainda. E olha que eu comprei esse livro para presentear uma amiga, não fazia ideia que era assim. E a edição está belíssima! Bora comprar um pra mim!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, senta aqui pra gente conversar e eu te trazer para um dos melhores gêneros literários do mundo haha. Eu amo esse tema, e tenho certeza que você vai gostar também! Sortuda foi sua amiga por ganhar uma preciosidade dessas. Espero que logo logo você consiga seu exemplar.

      Beijos, amora :*

      Excluir
  3. Que ideia fantástica a adaptação para HQ! Acho que pode ser um estímulo para jovens leitores conhecerem essa história tão interessante. Tramas que falam sobre viagens no tempo sempre trazem muita aventura e fascinam pelo inusitado. A capa e toda a produção gráfica estão realmente lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia muita gente está sendo adepta de quadrinhos, então essa HQ foi uma ideia brilhante :) além de estar linda, claro!

      Excluir
  4. Esse é o tipo de livro que eu já compraria pela capa, sem nem ler a sinopse... que arte mais lindaaa! <3 Adoro essas histórias sobre viagem no tempo também, mas livro sobre esse tema eu só li Donnie Darko.
    Um beijão e muito sucesso a você, sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é apaixonante, né? E o que você achou de Donnie Darko?

      Obrigada pelo carinho :*

      Excluir
  5. Nossa, eu amo histórias sobre viagem no tempo! Não sei nem como ainda não tinha ouvido falar desse livro! E que edição linda! A Darkside arrasa sempre. Donnie Darko eu ganhei esses tempos atrás e ainda não li, mas o filme é um dos meus preferidos, de tanto nó que dá na cabeça. Esse outro da foto, Cronos, também não conhecia, já vou pesquisar sobre. Aliás, suas fotos são lindas viu? Parabéns! Amei o post.

    ResponderExcluir
  6. É a segunda vez que leio sobre esse livro em um blouge. Lembro que o post me deixou curiosa pela tema, mas estava e estou naquela fase de trabalho que não me deixa tempo para leituras de livros prontos. Mas tomei nota do título-autor e assim que as férias chegarem, vou ler.
    O outro da foto eu não conhecia, aliás, que show de fotos, você sempre arrasa.

    bacio e uma excelente semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Luh!
    OMG, que HQ maravilhosaaa! Ainda não vi essa edição ao vivo e pelos seus cliques, meu grau de desejo aumentou exponencialmente! heheheh
    A história me encanta muito, não sei se tenho predileção por coisas que falam de viagem no tempo, mas de modo geral, eu adoro temas de ficção e essa história parece ser do tipo que nos faz querer viajar junto e imaginar coisas sobre a nossa realidade. <3 Fantástico mesmo!
    Sua resenha tá um amor como sempre e adorei as fotos! Também acho que a DarkSide pode continuar investindo em HQ's porque essa tá maravilhosaaa! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. gente esse livro tem uma "aparencia" linda de morrer adorei as fotos que fez mais infelizmente a historia nao me chama muito atenção nao faz muito meu genero e ate mesmo o filme essa infelizmente eu passo mais sua resenha ficou espetacular bjs

    ResponderExcluir
  9. Que livro mais amorzinho! Essa capa é a coisa mais fofa da vida, socorro. ♥ Essa parte da frase me encantou “As coisas que são visíveis são temporais. As coisas que não são vistas são eternas.", simplesmente sensacional.

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)