Harry Potter e a Ordem da Fênix - chorei como não chorava há um tempo!


O Ministério da Magia adverte: esse post pode conter spoilers!

Eu não sei nem como começar esse post. Talvez eu devesse falar das minhas impressões desde o comecinho da história até o final, mas eu simplesmente sinto um nó na gargante só de lembrar. Antes de sentar na frente do computador para escrever, resolvi pegar o livro e dar uma folheada, mas eu sabia muito bem quais era minhas intenções: eu queria saber se eu ainda era afetada por tudo o que aconteceu lá no Ministério da Magia. E a resposta é sim, aquilo ainda mexe com minha cabeça e me faz chorar.

Em Ordem da Fênix Harry Potter está muito chato. Mesmo que sua chatice e sua revolta sejam justificáveis (vai dizer que você não ia ficar zangado se fosse deixado totalmente às cegas num guerra que tudo tem a ver com você?), ele continua sendo muito chato nesse livro. Pessoalmente, não achei isso ruim, pois, nos livros anteriores, Harry é sempre muito contido (com exceção do episódio da tia Guida transformada em balão em O Prisioneiro de Azkaban), o garotinho educado, e isso pode afastar um pouco o personagem da realidade. Parafraseando Sirius Black, "todos temos luz e trevas dentro de nós", e é até divertido ver Harry sendo rebelde, raivoso, gritando... na verdade, metade do livro o Harry está falando em caixa alta!

É um verdadeiro calhamaço com mais de 700 páginas, mas é um calhamaço que me fez muito feliz. Tem um enredo tão bem amarrado que eu simplesmente não consegui parar de ler, tanto que terminei a leitura em três dias! 


Eu amei ver a relação entre o Harry e Sirius crescendo (embora J.K. Rowling tenha feito isso só para destruir meu coração no final). É fantástico ver os dois felizes nas férias de Natal, e até se divertindo com a limpeza do Largo Grimmauld. Eu também, finalmente, conheci Luna Lovegood, essa personagem com que tanta gente me comparou. Vou ser sincera: fiquei até com vergonha nas aparições dela, pois somos realmente muito parecidas, mesmo eu não sendo tão naturalista quanto ela hehe.

Ah, e é nesse livrão que conhecemos a personagem mais odiada, a única que eu não consigo defender de modo algum, a sapa-cor-de-rosa-velha-nojenta Dolores Umbridge. Não consigo nem traduzir em palavras o tanto que eu odeio essa mulher; essa vaca foi  aúnica além do Voldemort que conseguir marcar o Harry com uma cicatriz! 

Também não posso deixar de ressaltar que todo o amor que eu tinha pelos Marotos desde o terceiro livro esfriou um pouco (ou muito rs). Não tenho motivos pra esconder que Severo Snape é um dos meus personagens favoritos da saga, e ver o tanto que os Martos alopravam com ele apenas "pelo fato de existir" (palavras do próprio Tiago) me fez detestar esse grupinho. Embora um erro não justifique o outro, é compreensível o porquê do Snape ser tão amargurado, embora a gente descobre muito mais sobre isso no último livro. Já vi em alguns lugares pessoas minimizando o bullying que Snape sofreu, mas acho que só quem realmente passou por esse tipo de humilhação sabe o quanto pode afetar a mente de uma pessoa. Mas, calma, talvez eu faça um post falando só sobre essa questão (eu tenho um texto pronto que ainda não postei por aqui. querem ver?).


Esse livro não me deixou tão tensa quanto O Cálice de Fogo, afinal, Voldemort já tinha voltado! O que de pior podia acontecer? Mas, pois é, aconteceu. Foi angustiante ver a Umbridge tomando a escola, Dumbledore literalmente desaparecendo, Harry tendo aquelas visões estranhas. Eu sabia que algo muito ruim ia acontecer, mas quando aconteceu... quando Sirius morreu, daquele jeito, tão rápido, tão de repente, eu me vi chorando capciosamente! Até aquele momento, Sirius era meu personagem favorito, eu tinha esperança de que ele e Harry pudessem ser uma família, mas NÃO! J.K. Rowling quebrou a relação autor-leitor e decidiu que a única família que restou a Harry tinha de morrer.

Foi uma leitura incrível? Foi! Mais uma vez me deu lições incríveis sobre coragem e amizade. Harry estava muito rebelde? Sim. Eu odiei o casal Harry-Cho? Sim, casal-mais-sem-sal-de-todos! Mas, independente das minhas lágrimas de dor e sofrimento (sem ironia) e das minhas raivas quanto ao casalzinho e a sapa cor-de-rosa, assim como os outros livros da saga, eu vou me lembrar sempre de tudo o que eu senti a cada página!


Preciso seguir o conselho de Severo Snape ao falar desse filme, mas, em resumo, decepcionante. Por ser o maior livro da saga, eu esperava um filme de, no mínimo, três horas. Mas não, não, o filme tem o menor tempo de duração; excluem praticamente quase tudo e deixam o básico do básico.

Cadê o quadribol? Cadê os elfos domésticos? (Neville é o quebra-galho oficial dos filmes!) E a explicação e preocupação com os N.OM.S? E as aulas? Quem acompanha apenas os filmes certamente fica boiando quanto a muitos assuntos que são tratados com riqueza de detalhes no livro: a profecia, a proteção que Harry possui por morar com sua tia, as questões da ligação mental entre Harry e Voldemort...

Talvez eu possa relevar todos os furos do filme, mas algo que eu não perdoo é terem diminuído a dor de Harry com a morte de Sirius. No livro ele fica completamente desolado, triste de verdade por ter pedido a única pessoa que lhe deu um vislumbre de família, e até tenta encontrar meios de fazer o padrinho voltar como fantasma, fora aquela cena icônica dele gritando e quebrando tudo na sala do Dumbledore. Já no filme, mesmo tendo me feito chorar muito e ter adorado a interpretação de Daniel Radcliffe, é deixado de lado, é algo momentâneo; Harry tem uma conversinha bem plena e serena com Dumbledore, e fica por isso mesmo! Fiquei sabendo de uma cena que mostra Harry chorando sozinho nos terrenos de Hogwarts, e até agora não entendo por que a cortaram completamente. Não exploraram devidamente esse luto que eu garoto tem!


O filme Harry Potter e a Ordem da Fênix poderia dar as mãos ao Cálice de Fogo e a Enigma do Príncipe e se retirar. Embora tenha tido coisas que eu gostei nele (as aparições da Luna, as frases, o duelo entre Voldemort e Dumbledore), foi bem fraco se comparado a obra de arte que é o livro. Mas de uma coisa vocês podem ter certeza: eu vou assistir muitas mais vezes, afinal o mundo cinematográfico é diferente do literário. Vou tentar aproveitar os dois separadamente.

O que vocês acham de A ordem da Fênix? Por favor, falem-me que não fui a única a chorar como um bebê! Sem piada, depois que terminei eu me sentei na cama, abracei o travesseiro e fiquei lá uns 20 minutos chorando e soluçando e lamentando a minha existência (mal sabia o que me aguardava no sétimo livro).

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

41 comentários :

  1. Também tive um misto de sentimentos lendo esse livro. As partes que mais amei se passaram no Largo Grimmauld, achei incrível acompanhar o Harry e o Sírius juntinhos <3
    Amei conhecer a Luna Lovegood (que junto com o Sírius, são meus personagens favoritos), também já me compararam a ela, acho que todo mundo que foge do padrão é comparado a ela hahaha.
    A SAPA, me fez sentir raiva como nunca senti na vida, acho que ela é pior que o Voldemort, pois ele pelo menos fazia o que fazia pois queria vida eterna e poder, já ela era apenas sádica com as crianças, e isso dá nojo.
    Quanto a morte do Sírius, eu já tinha visto no filme (assisti todos os filmes primeiro, acompanhei desde os meus 8 anos até o fim da saga), então não fiquei tão chateada assim, até porque, há uma morte da saga que me doí mais que a dele (mesmo sendo o meu preferido.
    Sobre os marotos, concordo totalmente com você, o brilho deles meio que acabou um pouco para mim depois de descobrir mais sobre eles. Não vou muito com a cara do Snape (desde o primeiro filme/livro), mas o que faziam com ele era cruel e sem justificativa. O pai do Harry simplesmente me deu nojo.

    Nem preciso dizer que AMEI essa postagem, né?! Estava ansiosa para ver sua opinião sobre esse livro e não me arrependi, suas opiniões condizem com as minhas <3
    Que venha agora O Enigma do Príncipe *---*
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos os livros da saga dão um misto de sentimentos, mas os quatro últimos são pra fazer qualquer um entrar em parafuso haha. Meus personagens favoritos são o Snape, Sirius e a Luna (a pessoas mais excêntrica do mundo representando a Corvinal *-*).
      Qual morte da saga te faz sofrer mais? Fiquei curiosa (rs). Comigo tem muitas outras mortes que me fizeram sofrer MUITO mais, mas só vou falar delas na última resenha...
      Quanto ao Snape, tem muitas pessoas que não vão coma cara dele. O fandom é meio dividido, mas eu faço parte da parcela que escolheu amar o Príncipe Mestiço! <3

      Fico imensamente feliz em saber que gostou do post, amora *-* estou amando ler seus comentários por aqui. Espero que as próximas resenhas também fiquem boas!
      Beijos.

      Excluir
    2. A morte que mais me fez sofrer foi a do Fred. Achei crueldade da J.K. Rowling ter matado o ele. Não se mata irmãos gêmeos! Eu também tenho uma irmã gêmea, então eu meio que sei que seria bem difícil viver sem ela.

      PS: Desculpa ter demorado para responder, eu acabei indo comentar na nova postagem e esqueci de conferir meu comentário nessa hahaha.
      Beijinhos <3

      Excluir
    3. Ooh, o Fred! Eu também achei cruel a autora tê-lo matado. Toda vez que eu vejo os dois juntos sinto uma vontade de chorar. NÃO SE MATA IRMÃOS GÊMEOS, isso é uma verdade. Pra mim, J.K. quebrou essa relação autor-leitor no momento que começou a matar personagens que amávamos!

      Excluir
    4. A parte boa, é que ela disse que a morte do Fred é a única que ela se arrepende de ter feito.
      E tem que se arrepender mesmo, foi muita crueldade =(

      Excluir
  2. Hahahaha.
    Você é realmente fã de HP rs.
    Eu não li nada dele, ainda?

    Você falou com tanta emoção que até fiquei curiosa para conferir.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um favor a você mesma, amora, e vá ler Harry Potter! *-*

      Excluir
  3. Li alguns livros... e sempre me deixou bem curiosa com o desenvolvimento da histórias. Sulreal, cativante e misteriosa. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Vou ser sincera , não queria ter lido sua resenha. Porque não li nem o primeiro livro , odiei ler as coisas sobre o Sirius porque doeu na alma (mesmo sendo o meu personagem favorito) , me doeu mais ainda o luto do Harry pelo Sirius (pera que eu não vou chorar). Mesmo assim eu adorei a resenha , preciso parar de procrastinar e ler logo os livros , quanto mais resenhas suas eu leio eu fico mais ansiosa...

    Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo você não tendo lido os livros,e u recomendo muito, pois são bem mais profundos e emocionantes. A morte do Sirius me magoou profundamente!

      Fico feliz em saber que gostou da resenha, chuchu <3

      Excluir
    2. A mim também , analisando quando você assiste o filme não vê o luto completo do personagem mas no livro já conta com detalhes. Pode ser algo bobo mesmo que não tenha lido os livros , e chegar nessas cenas de morte com os personagens favoritos e entrar de luto e ficar enrolando pra ler

      Excluir
    3. Vou te dizer uma coisa: os fãs de Harry Potter são os fãs mais detalhistas do mundo, e esse luto não era apenas um "detalhe", mas algo essencial!

      Excluir
  5. Mulheeeeer, você não foi a única, também chorei horrores haha!! lendo sua resenha me lembrei da primeira vez que li este livro do HP, nostalgia pura me veio desse tempo. Tanto do livro quanto do filme também <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem tive tempo de sentir nostalgia, pois já estou relendo os livros haha!

      Excluir
  6. Oii!! Sempre quando o papo é Harry Potter eu sou julgada porque não curto muito HAHA. Nunca li os livros e acabei assistindo os filmes só pq sim. Mas parabéns pela resenha. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada trouxa com sua mania haha (brincadeira!)
      Que bom que gostou da resenha, amora! <3

      Excluir
  7. Olá querida Luana!
    Acho que é minha segunda vez aqui!
    Da última vez comentei no post sobre O Prisioneiro de Azkaban!
    Que resenha TOP, sério amei mesmo!
    Nunca li nenhum dos livros, meu sonho de aquisição futuramente!
    Também não curti muito o filme Da Ordem da Fênix, esperava , mais do filme!
    Também acho que deviam ter aproveitado melhor o momento do luto do Harry pelo seu tio! :(
    Sobre o casal Harry-Cho acho que eles ficariam lindos juntos!
    Também gosto do Harry com a Gina Wesley!
    No geral, amei tua resenha, mesmo com os spoilers hehe

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!
    http://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda novamente, amora :)

      Fico imensamente feliz em saber que gostou da resenha. Acredito que todos esperávamos mais do filme. É sério: cortaram muita coisa! Ah, já eu odeio o Harry e a Cho. Acho que essa personagem ficou muito estereotipada, sabe?

      Beijos :*

      Excluir
  8. Eu não lembro NADA dessa história. Comecei a ler os livros da saga e ver os filmes em ordem, pra entender tudo direitinho, mas chegou em um ponto que eu não tinha os livros, não tinha dinheiro para comprar e ninguém tinha para me emprestar, então decidi esperar e ler quando eu tiver a condição de comprar o box (eu quero o box por questão de honra).

    O que posso dizer é que eu sou a maior defensora das adaptações quando se trata de Harry Potter. Eu já fui muito chata nesse quesito, mas hoje entendo perfeitamente que cada obra é uma obra e merecem cuidados diferentes. Todos os livros que já li de HP e vi o filme depois tiveram adaptações incríveis, e eu acredito que eles mantenham isso até a última história (espero não me arrepender de dizer isso depois).

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual box você quer, moça? Eu quero vários, mas um dos que mais gosto é aquele que a lombadas formam o castelo *-*

      Eu também já fui muito crítica quanto a adaptações, mas, mesmo apontado erros, eu continuo gostando. Um exemplo disso é o filme do livro O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares: se eu fosse para para analisar as diferenças, ia ficar maluca e odiar tudo haha. Ah, mas acho que você vai se arrepender de dizer isso depois de ler Harry Potter e o Enigma do Príncipe!

      Beijos.

      Excluir
  9. Aaah... A emoção de ler Harry Potter pela primeira vez.
    Que Deus e você me perdoe, mas Ordem da Fênix é o meu livro menos preferido, porém lendo você descrevendo com tanto amor, eu até peguei ele para folhear (note-se que ele é da primeira capa) e tá na minha escrivaninha. Talvez, eu o tenha lido nova demais, e não captei muito bem as emoções.
    Sirius é algo que não me sai do coração. É SO FUCKING (só inglês para me expressar) injusto ele ter perdido o padrinho, quando ele não tem mais ninguém da família </3
    Nos livros, eu sempre shippei horrores Gina e Harry, e a única coisa que sempre reclamo sobre as adaptações para filme, é o que fizeram com a minha Gina. Então, eu acabei de ser um insight: é o meu livro menos preferido por causa do casal Harry e Cho!!!!!!!!!!! Obrigada por essa iluminação kakakaka

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que todos tenhamos o nosso livro "menos preferido" da saga, embora eu ainda não consiga dizer qual é o meu. Ah, mas o meu preferido eu consigo dizer: O Prisioneiro de Azkaban! Aquilo não é um livro, é um obra de arte <3

      A morte do Sirius foi realmente trágica num nível inimaginável. Acho que o Harry sofreu ainda mais por ele do que pelos pais, pois seus pais estarem mortos sempre foi um fato, algo com o que ele teve que viver. Daí chega o Sirius e alimenta as esperanças do menino e MORRE!

      A Gina dos filmes é realmente uma decepção. Transformaram a garota forte e decidida numa coisinha sem graça e que não faz quase nenhuma diferença o.O

      Beijos.

      Excluir
  10. Já maratonei os filmes de HP umas três vezes e sou apaixonada, mas os livros ainda não tive oportunidade de ler visto que estão na minha lista de desejo e ainda não comprei. Seu post foi um spoiler, risos. E se você disse que chorou tanto, já estou me imaginando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o post só tem spoiler pra quem não leu e não assistiu hehe. Espero que consiga os livros logo, chuchu! :)

      Excluir
  11. Siiiim, guria! Essa sapa-cor-de-rosa ninguém merece hahahaha cara eu amo esse filme <3 e parece que a cada filme novo que vem, é sempre melhor! Confesso que só li os dois primeiros livros, mas é pq eu sou muito inquieta para ficar muito tempo lendo um livro hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse mal da inquietude eu não conhecia haha. De toda forma, os livros são maravilhosos, vale a pena ;)

      Excluir
  12. Nossa, Lu, acho que a morte do Sirius é um dos momentos mais tristes da minha história literária! Eu também me apeguei muito a ele e ver tudo acabando tão repentinamente foi de partir o coração... Quanto ao filme, dizem que tiraram o áudio dessa cena porque o grito do Daniel foi perturbador demais, já sabia disso?
    Ah, e eu gostaria muito que você fizesse uma postagem só sobre a questão do bullying! Acho uma questão importante de se discutir cada vez mais...
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não se sentir péssimo coma morte do Sirius. Eu realmente guardei a esperança de que finalmente o Harry ia morar com alguém que gostasse dele... e daí vai lá e MORRE!
      Ah, já soube desse "detalhe" sobre o áudio, mas vou ser bem sincera: eu queria ter sofrido mais com o filme, queria ter ouvido ele gritando e ter visto ele chorando (rs).

      Ah, obrigada pela dica *-* beijos!

      Excluir
  13. Oi! Ainda não li o livro, mas to bem curiosa. Gosto muito de HP. Hahah
    Seu post me deixou curiosa.
    Grande beijo!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos gostamos de Harry Potter haha <3

      Excluir
  14. Aja coração para ler um livro de 700 paginas. rs'
    Brincadeiras à parte, acho um máximo essa saga de harry potter.
    Talvez, nunca tenha lido um livro por ser grande demaais mas confesso que, um dia eu tornarei isso uma missão
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quando o livro é bom e você está determinado a lê-lo, a coisa simplesmente flui :)

      Excluir
  15. - Alice Andrade

    Eu gosto muito de ler e não importa a quantidade que o livro tenha de páginas.. quando o conteudo é bom, ele nos envolve e não queremos parar de ler.
    Eu particulamente gosto mais do filme do que do livro .. sendo q nunca vi todos os filmes kk.

    Te convido a dar uma passada pelo meu blog:
    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um daqueles livros incríveis que te prende. Me sinto muito orgulhosa de dizer que o li em tão pouco tempo hehe.

      Excluir
  16. Olá Lú,

    Nunca li nenhum dos livros do HP, mas o filme eu assisti todos e amo. :D

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas viram apenas o filme. Todos são incríveis também :D

      Excluir
  17. Oi Luh, tudo bem? Estou achando incrível acompanhar essa sua evolução. Desde que entrou para o mundo de Harry Potter percebi que se tornou fã de verdade. Alguns livros/filmes realmente são melhores que outros e isso é indiscutível. Alguns preferem os livros, outros os livros, mas algo que precisamos concordar é que mesmo entre os livros há aqueles que são melhores na nossa opinião. Eu por exemplo sou fã do volume Harry Potter e a câmera secreta. Não sei porque mas desde o início foi meu preferido. Talvez por eles serem crianças ainda, por causa da Murta que geme, e pela inteligência da Hermione <3 O post ficou incrível e adorei sua análise. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, chuchu!

      Acho que dá pra perceber só pelas minhas palavras na resenhas que eu realmente me tornei uma potterhead, né? Amo os livros e amo os filmes também, mesmo que alguns sejam decepcionantes (rs). Ah, eu amo os três primeiros livros justamente por eles serem mais novos e eu amar livros com crianças, mas meu favorito ainda é O Prisioneiro de Azkaban, embora eu tenha um xodó pela Câmara Secreta <3

      Beijos e obrigada :*

      Excluir
  18. Já tinha lido seu post faz tempo hiuahuai, sou pottermaníaca desde que tinha sete anos e morro de vontade de reler os livros <3 Harry Potter e a Ordem da Fênix é meu livro preferido e fico muito triste com o que fizeram com o filme que, para mim, é um dos piores. Amo o clima de revolução e revolta do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No livro realmente acontecem MUITAS coisas que foram cortadas do filme. Mas, na minha opinião, o ~pio~ filme é O Enigma do Príncipe. Nossa... pelas barbas de Merlin!, o que fizeram com a história que gira em torno do Príncipe Mestiço e do passado do Voldemort?!

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)